segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Parabéns a vida!

Hoje completo mais um ano de vida, ou um ano mais próximo da morte (risos). É em momentos como esse que normalmente traçamos metas, desejose realizações. Mas é em momentos como esse que fazemos um balanço de como está sendo a nossa vida, e nos indagamos se vivemos até então ou apenas sobrevivemos.
Hoje completo meu 23º ano de vida, parece muito ou até mesmo pouco. Muito para quem com pouca idade já deixou esse mundo, e pouco, até mesmo insignificante considerando que nessa idade Isaac Newton já teria mostrado ao mundo a Teoria da Gravidade Universal e Noel Rosa ja tinha uma vasta composição.
Cada um segue aquilo que é para seguir, eu estou no meu caminho e sei da minah missão.
Hoje com mais maturidade percebi que as adversidades que eu dive no decorrer de minha existencia foram essenciais para moldar o carater que hoje tenho. E devido a isso, posso ter me tornado mais rude e seco, mas me tornei mais humano e até mesmo mais responsavel.
Deixo aos poucos e loucos e leem essas palavras, que por mais que achamos que nossa vida é miserável pense que só carregamos aquilo que podemos aguentar, o que parece utópico, tendo em vista que o fardo parece ser pesado. Mas eu garanto que não existe problema maior que a vontade de você querer supera-lo, e que dessa batalha você sairá mais forte do que quando entrou nela.
É com sabedoria e humildade que hoje vejo que meu passado, por mais infantil e até mesmo doloroso que foi, agora vejo que foi belo e bato palmas e agradeço para todos aqueles que já duvidaram e até mesmo me apunhalaram pelas costas.
Esse dia que completo 276 meses de vida, deixo minha homenagem a um homem que serve de exemplo para todos, de que ódio gera ódio e que se temos que começar a mudar por nós mesmo antes de querer mudar o mundo.
No final do ano eu tive o prazer de assistir o filme "Invictus" que conta a história da seleção de rugby da Africa do Sul e toda uma histporia por trás. E nesse filme Nelson Mandela (Morgan Freeman) comenta a François (Matt Damon) sobre um poema que o inspirava quando ele estava preso na Ilha de Robben. Procurei sobre ele e se trata de um um pequeno poema intitulado "Invictus" do poeta Inglês William Ernest Henley (1849 - 1903). Ele foi escrito em 1875 e publicado pela primeira vez em 1888.
Eis então que publico esse poema e espero que sirva de inspiração para quem eventualmente possa ler...

De dentro da noite que me cobre,
Negra como a cova, de ponta a ponta,
Eu agradeço a quaisquer deuses que sejam,
Pela minha alma inconquistável.

Na cruel garra da situação,
Não estremeci, nem gritei em voz alta.
Sob a pancada do acaso,
Minha cabeça está ensanguentada, mas não curvada.

Além deste lugar de ira e lágrimas
Avulta-se apenas o Horror das sombras.
E apesar da ameaça dos anos,
Encontra-me, e me encontrará destemido.

Não importa quão estreito o portal,
Quão carregada de punições a lista,
Sou o mestre do meu destino:
Sou o capitão da minha alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário