sexta-feira, 11 de junho de 2010

Copa? Nem vo perder tempo!

Pode até parecer um crime contra a pátria ao falar mal de futebol justo em Copa do Mundo. Mas como não possuo um contrato de fidelidade ou pra ser fiel ao futebol, entao ja sabem.

Pra ser sincero, só sei as seleções que stáo no grupo do Brasil porque tal assunto esta em todas as rodas. Esse ano farei diferente, pois como ja sei pensar por si só, não vou torcer nem contra e nem a favor do Brasil, mas ficarei ali de uma certa forma ridicularizando essa leva de patriotismo que surge a cada quatro anos.
Não consigo entender como as pessoas fingem ser patriotas. Bandeiras pra lá e pra cá, rostos pintados! Gostaria de ver tal sentimento patriótico em alguma manifestação, ou em prol de algum beneficio para a população. Tudo bem, o povo brasileiro é falho nisso, sabe contra quem o Brasil irá jogar, mas nao sabe o que acontece no cenário político.
Voltando ao assunto da Copa, tudo bem que fiquem assistindo os jogos. Mas o mais engraçado é que parece que TODOS passam a entender de futebol! Esquemas táticos, jogadores, enfim, levam tão a sério que parecem estar discutindo algo como a mais-valia! Temos que colocar em pauta de que o futebol não é filosofia, não é algum tipo de manifestação. Mas sim alguns caras correndo atras de uma bola com o objetivo de colocar aquela esfera dentro de tres balisas com uma rede! Não existe um conhecimento aprofundado, nem sequer um embasamento filosófico.
Achei um comentário muito interessante sobre a copa, que diz o seguinte:

"As pessoas não se dividem mais apenas em torcidas opostas. Agora temos adeptos de “correntes filosóficas”. Discutem conceitos e linhagens futebolísticas. É como ter imortais da Academia de Letras discutindo sexo: gente falando muito sobre algo que pratica pouco."
São discussões que não chegam a uma conclusao! Assim como nunca chegam a conclusao de quem é melhor: Maradona ou Pelé? São discussões infundadas e sem nexo algum.
Evolução ao contrário é assim, Juquinha: você começa com as pessoas divididas entre existencialismo e determinismo, modernistas e pós-modernistas. E termina com o racha entre adeptos do futebol arte e o futebol força. Não dá. Não troco Platão por Galvão Bueno.
Sim, vou assistir aos jogos – mais pela cerveja, petiscos e gritaria do que qualquer outra coisa. Mas sem essa de me emocionar. Dunga tem grandes chances de voltar de mãos abanando. Mas não vou ficar dizendo “Eu não disse?” O futebol, enquanto clichê de “ópio do povo” não é lá essas coisas. Conheço formas mais interessantes de me entorpecer. Johnnie Walker Green Label desce mais redondo do que um drible do Kaká.

quarta-feira, 2 de junho de 2010


Aconteceu nesse último final de semana, dia 29 e 30 de Maio, o 15 Congresso Estadual da UJS na cidade de Curitiba. Estiveram presentes bancadas de várias cidades do Paraná, como: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, entre outras cidades.
Logo no sabado pela manhã, os militantes da UJS seguiram para a "Boca Maldita", onde acontecera um ato contra a corrupção que está tomando conta da ALEP/PR, onde tal propósito é levar a população uma conscientização política, e a importância que tal luta possui. Assim como, reinvidicar o afastamento da mesa diretora e todos os envolvidos nos casos de corrupção. A União da Juventude Socialista, mais uma vez mostrou que está atento e que irá usar todas as forças necessarias para que, a corrupção seja exterminada, isso claro, com a ajuda da população. Clamamos por uma sociedade mais justa e igualitária.
Após o ato os militantes seguiram até a Faculdade Camões, onde deram-se inicio aos debates. Diga-se de passagem que foram debates de suma importancia para a csontrução de propostas para vários segmentos da sociedade como no caso o Movimento Hip Hop - sua importância dentro da cultura afro-brasileira - e dando continuidade, o Movimento de Mulheres, não podemos esquecer dessas guerreiras que representam uma parcela importante de nossa população. E por ultimo, mas não menos importante, debatemos o movimento estudantil Universitário e Secundarista, que possuem grande relevância dentro da UJS. Pois embasado nesses movimentos que a UJS se afirmou e vem mostrando cada vez mais que os jovens não estão deixando de exercer sua cidadania e estão cada vez mais conscientes de seu papel politico, e que, estás nas mãos dos jovens a arma fundamental para alcançar as mudanças que tanto precisamos.
Vale ressaltar que, retornamos para as nossas cidades com o espirito renovado e de cabeça erguida! Pois sabemos que podemos fazer algo pela sociedade, e que a luta é ardua mas não é impossivel não vencê-la!

Para finalizar, eis um escrito de Bertolt Brecht. Vale a pena conferir!

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.


Saudações a todos os camaradas!