terça-feira, 18 de maio de 2010

Solidão: Parte dois.


Dias atrás fazendo a leitura do poema "E Agora, José" me fez pensar como muitas veses nos deparamos sozinhos "no escuro quão bicho do mato". Se a solidão é tao ruim assim, porque muitas obras poeticas são baseadas na solidão e suas vertentes? Cheguei a conclusão de que o homem, artisticamente, produz melhor nos extremos: alegria ou tristeza, não existe o meio termo e que me desculpem os poetas de plantão.
São vários os poetas que abordam a solidão, a tristeza como tema. Vinicius por exemplo, grande poeta e amante ja dizia que "tristeza não tem fim, felicidade sim" O fato é o seguinte; a solidão só é ruim para aqueles que não tem nada a oferecer para a vida! O que seriam dos amantes se não houvesse a solidão para amargurar seus corações ainda esperançosos? Não estou dizendo "se apaixonem e se iludam"! Longe disso mas digo que, muitas veses apenas potencializamos esse sentimento e não tiramos nada de produtivo,a não ser um sentimento degenerativo, mas que caso tornado um ato, ele se torna produtivo e belo!
Porque não parar de se lamentar e colocar em pratica o que sente? Não digo transformar em sertanejo universitário ou emocore, mas sim em algo prazeroso de se ler e ouvir. Se o amor se foi, faça uma canção e nao chore pelos cantos pois, ja dizia Vinicius que "todo grande amor só é bem grande se for triste".
Falando em amor, porque amamos? Amor um setimento tão simples e singelo que se tornou alvo de impiedosas criticas e fora subjulgada a um simples e banal cumprimento! Digo não a VULGARIZAÇÃO DO AMOR, pois é essa mesma vulgarização que nso faz sentir solitarios! Mas perae a solidão não é boa? Não quando sem sentido! Mas que confusão, hora diz que é bom e outrora não! Digo-vos que amar não é simplesmene uma palavra que se diz do nada como um simples oi, mas sim algo forte e intenso que nasce e se transforma com o passar do tempo. Estou farto de ter que dizer "eu te amo" sem nenhum sentido, estou farto de ter que olhar para uma pessoa que disse "te amo" e simplesmente nao saber o que é amar! Pobres e imbecis somos nós que ainda acreditamos no amor acima de tudo como uma rota escapatória de nossos desejos e tentações. Uma audácia! Sujo somos nós, que nao sabemos o que é amar. E agora vos pergunto: cadê o romantismo? Onde estarão os amantes? Se perderam no tempo?
Em tempos de "corno music", o amor foi banalizado e rechaçado do nosso ser! Ao ver de muitos, isso também soará como "dor de corno", mas pouco me importa, pois por mais que eu desacredite, ainda tenho esperanças.
Para terminar, senão mais que um "artigo" se tornará um livro, eu digo que pensem por si e não sejam tão idiota como aquele alguem que ainda pensa que sentimento é apenas uma palavra que define "falta de confiança em si". E ressalto que a solidão se trabalhada se torna produtiva e que essa produção sendo de forma intensa e verdadeira é válida!
De solidão eu entendo, pois em meu castelo sombrio a solidão é o porteiro, agora o amor? Nada mais é que um visitante raro que simplesmente perdeu-se no caminho e nunca mais se encontrou. Deve ter se afogado no mar de solidão que habita tal moradia.
Agora vos deixo dois belos poemas. Um a respeito da solidão que consome o homem e o outro sobre um amor, que infelizmente, ao meu ver, não foi retribuido.
"Soneto Do amor total"
"E agora, José"


Um comentário: